Skip to content

Judy Rodgers chega ao Brasil

6 de setembro de 2016
by

Norte-americana e especialista em comunicação e motivação de lideranças, Judy Rodgers chega ao Brasil para falar de uma mídia que restaure a confiança em tempos de ruptura. Ela passará por São Paulo e Minas Gerais para encontros com profissionais de comunicação e líderes empresariais

Judy Rodgers

“Queremos ver exclusivamente o mundo que está desmoronando ou colocar nossas luzes no novo mundo que está nascendo? Este é o poder da mídia, que pode colocar os refletores no que lhe interessa” Judy Rodgers

Judy Rodgers é diretora fundadora do Images and Voices of Hope (IVOH), uma organização de mídia global que visa reforçar o papel da mídia como uma força para resgatar a grandeza dos cidadãos e da sociedade. Ela vem ao país para falar sobre a importância de rever a narrativa em tempos de crise. Desde 2013, ela se debruça em uma reflexão profunda sobre o gênero da “Narrativa Restaurativa”, definida por alguns profissionais de mídia e acadêmicos norte-americanos como uma investigação honesta e sustentável que revela oportunidade em tempos de ruptura.

Ela será a palestrante internacional do Diálogo IVE “Criando Confiança na Comunicação”, que acontece na capital paulista no dia 8 de setembro e do Seminário Nacional “Comunicação Construtiva – criando narrativas em tempos difíceis”, em Igarapé, MG, de 9 a 11 de setembro. Neste, estará ao lado de grandes nomes da comunicação como João Paulo Cunha, Leila Ferreira, Ângela Carrato, Roberto Baraldi, Rafael Correa e Christina Carvalho Pinto.

Já na segunda-feira, dia 12, fundamentada na técnica conhecida como Appreciative Inquiry,  Judy realizará palestra exclusiva, com o tema “Liderança que inspira resiliência e faz a diferença“, fechada para convidados das empresas ArcelorMittal, FCA e Vale.

 QUEM É JUDY RODGERS

Há mais de 15 anos, trabalhou em empresas de comunicação (Twentieth Century Fox, CBS, Video Publishing House) traduzindo as ideias de autores e líderes do pensamento em filmes. Em 2003, tornou-se a diretora-fundadora do Centro de Negócios como Agentes de Benefício Mundial da Case Western Reserve University.

Em 2009, foi coautora do livro sobre altruísmo intitulado “Algo Além da Grandeza” e publicado no Brasil pela Editora Integrale. Trabalha como consultora e treinadora com base em narrativas fortalecedoras para criar mudança individual e de todo o sistema.

Ela é uma consultora de prestígio internacional, trabalhou durante anos no MIT e depois com o professor David Cooperider, e colaborou no desenvolvimento da técnica conhecida como Appreciative Inquiry, um processo de desenvolvimento corporativo de engajamento de stakeholders em processos de mudanças. É uma técnica baseada na ideia de que as organizações e instituições mudam em função das perguntas que se fazem, conseguindo, através deste método, revelar habilidades e potencialidades ocultas pelos problemas e dificuldades do cotidiano.

Atualmente, Judy Rodgers é a diretora fundadora da Images and Voices of Hope (IVOH), uma organização midiática global que busca fortalecer a mídia como um poder positivo. Desde 2013 ela tem coordenado uma pesquisa sobre narrativas restauradoras no âmbito do IVOH, com sede no estado de Nova York, EUA.

Há 20 anos utiliza a meditação Raja Yoga como uma ferramenta para investigar como a qualidade da consciência afeta os pensamentos, visão e experiência do mundo. Judy dá suporte a vários projetos internacionais da Organização Brahma Kumaris e vive em Catskill, estado de Nova York.

O QUE JUDY PENSA SOBRE:

Mundo

“A história nos conta que colapsos – pequenos e grandes – são catalisadores para o surgimento de uma nova ordem mundial. Eu acredito que as sementes do novo mundo estão vivendo em meio ao caos e cacofonia do velho. Cabe a nós desenvolvermos a capacidade de vê-las pelo que elas são.”

Imagens negativas
“Imagens negativas podem rasgar o tecido da nossa complacência e introduzir uma consciência súbita que nos move para a ação. No entanto, embora uma imagem negativa possa ser um poderoso agente de transformação, um fluxo excessivo de imagens negativas tem o efeito oposto de entorpecer quem vê e de nos fazer recuar em medo e desamparo.”

Imagens e Vozes de Esperança – IVE
“O IVE nos dá uma oportunidade de nos reunirmos para refletir sobre o impacto das nossas mensagens e imagens e sobre o que poderíamos fazer coletivamente se nós pensássemos na mídia e nas artes não meramente como negócios, mas como agentes para o benefício do mundo.”

Mídia
“Se a mídia tem a capacidade de contribuir para a violência, raiva e medo do passado, ela certamente tem a capacidade de contribuir para a paz, compaixão e coragem no futuro. Este tipo de mudança não acontece através de proclamação. Ela acontece porque milhares de artistas, profissionais da mídia e jornalistas assumem um compromisso de dedicar a si e seu trabalho a serem agentes de benefício para o mundo.”

Narrativa restaurativa
“A narrativa restaurativa é invocada em momentos de trauma no qual as pessoas tenham perdido algo ou tudo – seu senso de autovalor, conexão com a comunidade, sentimento de proteção, esperança no futuro. É isso que esperamos restaurar.”

O que é o IVE?​

O IVE surgiu em Nova York em 1999, a partir da reflexão sobre o impacto social que homens e mulheres de comunicação exercem na sociedade mediante as imagens e palavras que escolhem transmitir no exercício da vida profissional. O IVE incentiva diálogos entre pessoas das mais diversas áreas da comunicação a encontrarem caminhos para uma mídia de soluções e de transformações benéficas para o mundo.

A pergunta que engaja os participantes é: Que impacto o meu trabalho está criando na mente e nos sentimentos do leitor, do espectador, do consumidor? Não se trata de superficialidades – fingir que as coisas ruins não acontecem. É sobre cultivar os espíritos que têm a qualidade da compaixão e generosidade, e a visão que pode mostrar o que há de melhor no mundo – mesmo em situações difíceis.

O IVE foi criado como uma iniciativa da Brahma Kumaris World Spiritual Organization, do Center for Advances in Appreciative Inquiry e da Visions of a Better World Foundation. O IVE é promovido globalmente pelo Images & Voices of Hope e no Brasil pela Organização Brahma Kumaris.

SERVIÇO 

Diálogo IVE “Criando Confiança na Comunicação” com Judy Rodgers
Local: Auditório Aylza Munhoz, ESPM
Rua Joaquim Távora, 1240, São Paulo
Data: 8 de Setembro
Horário: das 9h30 às 13h
Iniciativa: Imagens e Vozes de Esperança e Organização Brahma Kumaris
Organização: ponteAponte, Ecos do Meio, ABRADI SP, Rádio Positiva, Estúdio Boreal, Belise Mofeoli, Reconectando Valores
Apoio: ESPM e Startrek
ESGOTADO! Inscrições abertas para acesso virtual (webnário)

 

Seminário Nacional “Comunicação Construtiva – novas narrativas em tempos difíceis” 
Local: Hotel Fazenda Igarapés/MG (a 45 km de Belo Horizonte)
Data: 9, 10 e 11 de setembro
Realização: Imagens e Vozes de Esperança e Organização Brahma Kumaris
Apoio:  Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Revista PON, Gravasom, Árvore Comunicação e Hotel Fazenda Igarapés
Informações: iveminasgerais@gmail.com / (31) 9 9957-1088
ÚLTIMAS VAGAS! INSCRIÇÕES ONLINE

 

Palestra: “Liderança que inspira resiliência e faz a dirença
Dia 12 de setembro
Evento exclusivo para líderes da ArcelorMittal, FCA e Vale – fechado para convidados

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>